MOVIMENTO PELA MÃE TERRA
Esta “Carta do II Simpósio SPFLOR” tem como destinatário todo aquele que conhece a Terapia Floral e as Essências de Campos de Consciência, assim como aquele que busca alguma forma simples, prática e aplicável de fazer a sua parte no que se refere aos cuidados para com o Planeta que nos acolhe.
Ela torna públicas as reflexões e propostas oriundas da Comunidade SPFLOR quando do seu II Simpósio, ocorrido de 21 a 24 de setembro de 2023, em conjunto com o I Seminário Transdisciplinar ABRACAMPO, ambos realizados no Sítio Mahalo Dragon Center, em Nazaré Paulista, São Paulo.
O evento tratou de temas concernentes às Essências de Campos de Consciência, à Terapia Floral e à alarmante situação climática enfrentada pelo Planeta, levando à conscientização sobre o relevante potencial das Essências de Campos de Consciência como agentes de transformação e desenvolvimento de todas as formas de existência natural.
A fase de “aquecimento global” já foi superada pela "era de ebulição global", na expressão de António Guterres, secretário-geral da ONU. Vivemos uma emergência planetária, com a intensificação de fenômenos climáticos extremos, gerando impactos cada vez mais contundentes e frequentes nas sociedades, na economia e na própria vida do Planeta.
O cenário clama por iniciativa, comprometimento, união e urgência nas ações! Ao que nossa Comunidade responde, se sentindo impelida a esperançar, a cocriar possibilidades, a pesquisar, resgatar e construir saberes, assim como a desenvolver práticas replicáveis e ações efetivas baseadas na vivência e na experiência profissional de seus membros, no que tange às Essências e à Terapia Floral.
Pesquisas científicas e empíricas mostram que as Essências de Campos de Consciência podem atuar beneficamente na promoção de cuidados para com toda e qualquer forma de existência, assim como a Terapia Floral, sua prática terapêutica, pode apoiar tratamentos ou processos de superação do sofrimento gerado por contingências danosas, atuando como medida de mitigação de seus efeitos.
Ante tal estado de coisas, foi proposto durante o simpósio e aprovado em Assembleia Geral Ordinária da SPFLOR um chamado, um Movimento pela Mãe Terra, que envolva:
- A conscientização sobre o potencial das Essências de Campos de Consciência e da Terapia Floral na promoção de apoio e cuidados para com a Natureza.
- O fomento a ações efetivas em prol da Vida, do âmbito individual ao planetário.
- A produção de saber, documentação de iniciativas e divulgação de resultados.
Para tanto, foi criado um grupo de trabalho a fim de iniciar estudos, reflexões, projetos e ações que viabilizem esse propósito.
Conclamamos a todos que se sentirem sensibilizados por essa proposta que se unam à Comunidade SPFLOR na consecução desse movimento pela Natureza, pela Vida e pela Mãe Terra!
Nazaré Paulista, 24 de setembro de 2023.
COMUNIDADE SPFLOR
“Agregando intenções e congregando esforços para que todas as formas de vida tenham acesso às Essências de Campos de Consciência e à Terapia Floral!”
A Carta pela Mãe Terra expõe os novos propósitos da Comunidade SPFLOR, a Associação de Terapeutas Florais, conclamando à cocriação de um Movimento pela Mãe Terra, no qual, as pessoas possam ser protagonistas e fazer algo com o que sabem, pelo bem desse grande organismo Terra, constituído por tudo e todos nós.
O objetivo da SPFLOR não é liderar, mas formar uma rede de conexão, viabilizando espaços para permuta de ideias, conhecimentos, experiências práticas e ações exitosas, de forma a promover a reflexão e inspirar iniciativas particulares ou coletivas em prol da cocriação de novas possibilidades de existência planetária, facilitadas pelas Essências de Campos de Consciência e pela Terapia Floral.
No dia 12/11/2023 será realizada a 1ª Roda de Partilha de Saberes e Fazeres da SPFLOR, com o objetivo de expor a proposta, alguns projetos e possibilidades de engajamento. Uma segunda roda de partilha acontecerá no início de 2024, a fim de divulgar o Movimento, suas iniciativas e programação.
A estratégia escolhida para conectar e integrar interessados no Movimento pela Mãe Terra foi a criação de um Grupo de WhatsApp para viabilizar a troca de conteúdos relevantes de conscientização sobre o potencial das Essências e da Terapia Floral na promoção de apoio e cuidados para com a Natureza, o fomento a ações efetivas em prol da Vida, a produção de saberes, documentação de iniciativas e divulgação de resultados.
O grupo servirá, também, para o envio de links dos eventos e informes. Durante os dias de semana, apenas administradores poderão enviar mensagens, ficando o final de semana reservado para partilhas entre os membros.
O formulário para ingresso no Grupo ficará disponível no link da Bio do Instagram da SPFLOR. Se preferir: linktr.ee/spflor
Informações sobre o Movimento pela Mãe Terra: presidencia@spflor.org.br
Informações sobre filiação à SPFLOR: contato@spflor.org.br
YouTube: SPFLOR
Instagram: @spflor_sp
Site: spflor.org.br
Comunidade no Facebook: SPFLOR